A grande expectativa do varejo com a Black Friday esbarrou na realidade difícil da economia brasileira. Dados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) indicam que as vendas deverão ser mais fracas que no ano passado.
Pelo levantamento, apenas cinco categorias de produtos devem ter crescimento na intenção de compra do consumidor, em relação a 2020. O estudo acompanhou a intenção de compra em 28 grupos de produtos. Estão com crescimento previsto jogos eletrônicos – Nintendo Switch (25,7%), bicicletas (18,1%), fones de ouvidos (20%), consoles de vídeo-game (0,8%) e calçados (0,5%).
“Sem o mesmo incentivo financeiro que ocorreu no ano passado, inflação de dois dígitos, deterioração do poder real de compra do consumidor e, considerando que muitos produtos comprados em um dado ano só serão recomprados depois de um longo período, 2021 dificilmente poderia quebrar recordes”, destacou o economista e presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo.
A pesquisa constatou ainda as categorias de produtos que mais apresentaram queda de interesse na Black Friday: jogos eletrônicos – PS4 (-46,2%) e Xbox 360º (-45,7%), Home Theater (-45,5%), impressoras (-31,2%), chuteiras (-16,2%) e camisas de times de futebol (-17,1%).
Com informações do Bahia Econômica
Compartilhe no WhatsApp
Comments