A arrogância do presidente norte-americano Donald Trump e do seu principal assessor, Elon Musk, começa a ter reações nos EUA e na Europa. Neste sábado (5), milhares de manifestantes saíram às ruas de Washington, Chicaco, Nova York e outras cidades contra suas políticas.
Mais de 5.000 pessoas se reuniram no National Mall, perto da Casa Branca. Uma grande faixa dizia “TIRE SUAS MÃOS!”. Os manifestantes carregavam cartazes onde se lia “Não é meu presidente!”, “O fascismo chegou”, “Parem o mal” e “Tirem suas mãos da nossa Seguridade Social”.
Jane Ellen Saums, de 66 anos, disse que estava aterrorizada com a campanha de redução da administração federal que Trump está conduzindo junto com o bilionário Elon Musk. “É extremamente preocupante ver o que está acontecendo com nosso governo, (…) tudo está sendo totalmente atropelado, desde o meio ambiente até os direitos pessoais”, queixou-se uma trabalhadora imobiliária.
EUROPA
Na Europa, aconteceram atos contra as tarifas anunciadas por Trump em várias cidades. Em Paris (França), a maioria dos participantes era de americanos que vivem na França. As pessoas mostravam faixas dizendo “Resista ao tirano”, “Estado de direito”, “Feministas pela liberdade, não fascismo” e “Salve a democracia”.
Em Frankfurt, na Alemanha, a manifestação exigia a renúncia do presidente dos EUA, com slogans de cartazes dizendo “Restaure a democracia”, “Tire as mãos de nossos dados pessoais” e “O mundo está cansado de sua besteira Donald, vá embora!”. Em Berlim, o protesto foi em frente a um showroom da Tesla [empresa de Elon Musk]. Slogans dirigidos a ele diziam “Cale a boca Elon, ninguém votou em você”.
Em Londres, capital britânica, as pessoas seguravam cartazes dizendo “Proud American Ashamed” [Orgulhoso americano envergonhado] e “WTAF America?” [O que há de errado com a América?]. A multidão gritava “Tirem as mãos do Canadá”, “Tirem as mãos da Groenlândia” e “Tirem as mãos da Ucrânia”.
com informações da CNN Brasil e Reuters
Compartilhe no WhatsApp
Comments