Uma reportagem da Folha de S.Paulo revela que o Banco do Brasil está travando empréstimos para estados governados por opositores ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Alagoas, por exemplo, já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) depois que o banco encerrou as negociações sem justificativas.
Vale lembrar que o estado é governado por Renan Filho (MDB), cujo pai é o senador Renan Calheiros (MDB), que foi relator da CPI da Covid no Senado. “Não resta dúvida de que há ingerência política nas decisões do banco e do governo Bolsonaro. É uma pena, porque as instuições são ultilizadas de maneira não republicana”, disse o governador à Folha. Governada por Rui Costa (PT), a Bahia também tem dificuldades para contratar uma operação com o banco. Solicitou crédito de R$ 228 milhões para infraestrutura, mas ainda não foi atendido.
Procurado pela reportagem, o Banco do Brasil negou ingerência política e disse que segue critérios técnicos. “Toda contratação de operações para o setor público segue estritamente as exigências legais dos órgãos reguladores, a avaliação de crédito e os interesses negociais do BB”, disse o banco.
Entretanto, a Folha vereificou que o vice-presidente de Governo da instituição, Antônio Barreto, manifestou inclinação do banco em viabilziar operações de quem tem “boa relação” com o atual governo. A sinalização foi dada em reunião com integrantes do Executivo, no final de 2021.
O jornal também verificou que ano passado, o BB concedeu R$ 5,3 bilhões em créditos para estados. Dois terços foram para governos aliados ou de partidos apoiadores do presidente. As duas únicas operações liberadas para estados opositores foram para o Ceará, governador por Camilo Santana, e Piaui, dirigido por Wellington Dias, ambos do PT. E isso teria desagradado a Ciro Nogueira (PP-PI), que é adversário de Dias no estado.
RESUMO DA ÓPERA – O que justifica um banco público, sem problemas de caixa, dificultar empréstimos a estados que estão aptos a receber? No Brasil, basta pensar diferente do presidente da República. Por questões ideolígicas, uma instuitção que pertence à sociedade e deveria ajudá-la, prejudica a vida de brasileiros por conta de mesquinhez política. Lamentável esse BB malcriado.
Compartilhe no WhatsApp
Comments