É a partir desta sexta (25) que trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderão pedir o novo crédito consignado diretamente dos aplicativos dos bancos privados. Até então, só estava disponível pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os bancos começam a oferecer o novo consignado em seus canais próprios: aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos e agências. Até a última atualização, os contratos foram fechados com 32 bancos.
Uma novidade é a possibilidade da troca de dívida, no caso do trabalhador ter um Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou outro consignado com parcelas ainda a vencer. De acordo com o MTE, já foram concedidos mais de R$ 8 bilhões nessa linha, em pouco mais de um mês de funcionamento.
Essa modalidade Crédito do Trabalhador foi criada em 21 de março e já fechou 1.470.150 contratos, para 1.439.056 pessoas, segundo o governo federal. O número de contratos é maior porque cada trabalhador que possui mais de um vínculo de emprego pode fazer mais de um contrato.
com informações do MTE
Compartilhe no WhatsApp
Comments