DestaquesEconomia

Banco Central segue sabotando a economia: juros sobem para 14,75% ao ano

0
Foto: BC

Parece que a mudança no Banco Central não fez diferença até o momento. O novo presidente Gabriel Galípolo segue o mesmo espírito sabotador de antes. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic (juros básicos da economia) para 14,75% ao ano.

A justificativa foi a alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global. A decisão era esperada pelo mercado financeiro. Essa foi a sexta alta seguida da Selic, que está no maior nível desde agosto de 2006, quando também estava em 14,75% ao ano.

COMPLICA A ECONOMIA

Se o aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação, complica para setores produtivos como a indústria e o comércio. Acontece que juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo das famílias. Além disso, dificultam o crescimento econômico.

No último Relatório de Inflação, o Banco Central reduziu para 1,9% a projeção de crescimento para a economia em 2025. O mercado projeta crescimento semelhante. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2%.

Já a redução dos juros básicos, barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo. Isso dinamiza a economia em todos os setores, gerando mais empregos e mais salários, que movimentam o comércio, que por sua vez alimenta a indústria e a agricultura. É por isso que o Banco Central precisa parar com essa sabotagem.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Entidades realizam ato em defesa da competência da Justiça do Trabalho

Previous article

Veja as vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *