Um balanço dos últimos três anos, feito pela Secretaria Municipal de Saúde, revelou muitas ações realizadas no setor em Itabuna. Desde a qualidade no atendimento e em investimentos e melhorias, especialmente, na Atenção Primária, Média e Alta Complexidade.
Segundo a Prefeitura, apenas neste ano foram entregues seis postos de saúde requalificados, sendo cinco em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna e um com recursos próprios. Teve a construção, reforma e ampliação do novo Hospital de Base pelo Governo do Estado, em parceria com o município. Já foi entregue a primeira etapa com 10 novos leitos de CTI.
Outra conquista foi o novo posto de saúde do Bairro Vila Anália, também em parceria com o Governo do Estado, assim como a entrega da primeira etapa do Hospital São Lucas, que ganhou 27 leitos clínicos nesta primeira etapa. Ao todo, serão 121 leitos, sendo 53 de hemodiálise quando o projeto estiver concluído.
MUTIRÕES E OUTRAS AÇÕES
A população foi contemplada pelo Mega Mutirão de Saúde, com mais de 24 mil atendimentos; Mutirão de Odontologia (quase 500 procedimentos); Mutirão da Mulher (1.000 pacientes atendidas); Mutirão de Mamografias em parceria com o Governo do Estado (mais de 2 mil atendimentos).
Outras ações reforçam os avanços, como o novo fardamento dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (ACS/ACES); a implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); a requalificação do PROSI/HIPERDIA; o início da reforma do Centro de Controle de Zoonoses; a implantação do Serviço de Ecocardiograma na Policlínica Municipal Dois de Julho; as novas instalações para o CERPAT e CEPRON; a promoção de seminários e capacitações aos servidores.
NÚMEROS EXPRESSIVOS
>> Mais de um milhão de atendimentos para Itabuna e municípios pactuados pela Média e Alta Complexidade da Central de Regulação, sendo 947 mil só para o município (aumento de 3% em relação a 2022);
>> 260 mil atendimentos na UPA Monte Cristo pelo Departamento MAC e mais de 78 mil atendimentos médicos nos postos de saúde da Atenção Primária;
>> 466 mil tratamentos em reservatórios contra o Aedes aegypti pelo Departamento de Vigilância em Saúde;
>> 300 mil prescrições e 200 mil atendimentos pela Assistência Farmacêutica, bem como aquisição de mais de 3 milhões em medicamentos;
Todo o relatório com as ações e avanços na prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde foram encaminhados ao gabinete do prefeito Augusto Castro (PSD).
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments