DestaquesGeral

Balança empenada: pretos e pardos são apenas 13,6% dos magistrados brasileiros

0

Um levantamento feito e divulgado, nesta quinta (16), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que apenas 13,6% dos magistrados brasileiros se autodeclaram pretos ou pardos. O número é inferior ao verificado no estudo de 2023, que era 14,5%.

O estudo mostra ainda que a representatividade feminina na magistratura chega a 38,7%, mesmo patamar registrado em 2019. Os dados fazem parte de um mapeamento do perfil funcional dos magistrados e servidores do Poder Judiciário do Brasil lançado pelo CNJ, em Brasília.

Segundo o CNJ, o Brasil tem 18.424 juízes e desembargadores. O presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse que judiciário tem implementado medidas para reverter esses números.

“De fato, a demografia da magistratura não corresponde à demografia da sociedade brasileira. Isso não é só um problema do Judiciário, não. Do Legislativo, também não reflete a realidade e do Executivo, tampouco. Nós estamos tomando as providências possíveis”, afirmou.

com informações de O Globo

Compartilhe no WhatsApp

Estudo: Eduardo Bolsonaro entre propagadores de mentiras sobre tragédia no RS

Previous article

Governo Lula faz balanço da ajuda ao Rio Grande do Sul

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *