DestaquesGeral

Baixa adesão à segunda dose da vacina contra dengue preocupa Ministério da Saúde na Bahia

0

Apenas 28% dos adolescentes da faixa etária de 11 a 14 anos, na Bahia, receberam a segunda dose da vacina contra a dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação teve início em fevereiro deste ano, logo após o Carnaval, e a imunização está sendo realizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir a eficácia da vacina, é necessário um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

No estado, foram aplicadas mais de 157 mil primeiras doses, mas apenas 43,9 mil jovens retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose, completando assim o ciclo de proteção. Das 417 cidades baianas, 125 receberam as doses, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Inicialmente, 115 municípios foram contemplados, e, posteriormente, mais dez cidades receberam vacinas de um lote remanejado, próximo do vencimento.

Ainda de acordo com a Sesab, os dez municípios que receberam as doses remanejadas receberam uma quantidade inferior a 30% da população elegível de 11 a 14 anos. Até o momento, o Ministério da Saúde não anunciou a ampliação do número de municípios beneficiados com novas remessas de vacinas. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que adquiriu todo o estoque mundial de vacinas contra a dengue disponível, e que a entrega das doses ocorre em lotes mensais, conforme a capacidade de produção do laboratório responsável. Para a Bahia, foram distribuídas 407.683 doses, das quais 198.275 já foram aplicadas.

Mais informações

Com informações do Ministério da Saúde

(Foto Canva/G1)

Compartilhe no WhatsApp

Faculdade de Ilhéus promove discussões sobre democracia em Jornada Jurídica

Previous article

Varejo, indústria e serviços debatem com Alckmin regulamentação das bets

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *