Nesta terça (2), milhares de baianos e visitantes vão às ruas de Salvador para celebrar a Independência da Bahia. O cortejo terá a presença do presidente Lula, que acompanhará o governador Jerônimo Rodrigues na festa. Os participantes seguem o mesmo roteiro dos heróis e heroínas que expulsaram, definitivamente, as tropas portuguesas do País, nove meses depois de Dom Pedro I ter anunciado a independência Brasil, em São Paulo, no ano de 1822.
A história mostra que, na madrugada de 2 de Julho de 1823, a cidade de Salvador amanheceu quase deserta e o exército Português deixou em definitivo a província da Bahia. Destacaram-se no episódio figuras como as mulheres Maria Felipa, Maria Quitéria e a freira Joana Angélica, além de General Labatut, corneteiro Lopes, João das Botas, Lima e Silva, além do povo baiano, representado no desfile pelas figuras do caboclo e da cabocla.
Durante o cortejo, várias entidades sindicais e dos movimentos sociais, também, marcam presença para comemorar a data maior dos baianos e levar suas bandeiras de lutas. Como em todo ano eleitoral, há uma forte presença dos partidos e de candidatos que disputarão as eleições municipais de outubro.
Estudantes de 13 escolas desfilarão pela manhã e mais 13 no período da tarde, com cerca de 1.660 estudantes, de Salvador e da Região Metropolitana. No interior, haverá desfiles de 126 escolas em diferentes cidades.
com informações do g1 Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments