Grande patrimônio da ciência baiana no setor de medicamentos, a Bahiafarma, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesab), comemorou um ano de sua nova política de inovação. E celebrou recursos de R$ 222 milhões do Governo Federal e a assinatura de um termo de parceria com universidades da Bahia e a Fiocruz para a realização de projetos de inovação em ciência e tecnologia. Os recursos permitirão a criação de plantas de produção para kits diagnósticos e medicamentos.
“Nós compreendemos que esse é um tema da mais alta importância para o Sistema Único de Saúde (SUS). Se a gente imaginar um sistema como o SUS, universal, gratuito, sem pensarmos que ciência, tecnologia e inovação sejam muito estratégicos, vamos estar cometendo um erro fatal, que talvez signifique a própria impossibilidade de sobrevivência do SUS. Esta é uma pauta emancipatória e estratégica para o sistema”, opinou o subsecretário da saúde, Paulo Barbosa.
Barbosa citou a reestruturação pela qual passa a Bahiafarma e a importância que fundação pública vem ganhando para o SUS no país e na Bahia. “Temos possibilidades concretas de evolução que já serão viabilizadas com a inclusão desses cinco projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso garantirá recursos para áreas de produção de medicamentos e de insumos para testes diagnósticos. Tudo isso é importante através de parcerias com empresas já existentes e consolidadas, porque a gente precisa também investir numa perspectiva de transferência de tecnologias para que a gente possa estar apto a dar outros passos”, declarou.
Segundo a Sesab, a Política de Inovação da Bahiafarma integra um conjunto de políticas institucionais e vai contribuir para o fortalecimento de um ambiente e práticas de inovação alinhadas a iniciativas de acesso aberto e propriedade intelectual da fundação. São objetivos reduzir as desigualdades regionais, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e fortalecer os sistemas públicos universais de saúde, ampliando o acesso dos usuários a tratamentos de excelência.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments