Na celebração dos 40 anos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o vice- governador Geraldo Júnior anunciou dois projetos para a agricultura familiar, que somam U$ 300 milhões em investimentos, cerca de R$ 1,49 bilhão (na cotação do dólar de hoje): o Parceiros da Mata e Bahia que Produz e Alimenta.
No ato realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o primeiro vai promover os sistemas produtivos sustentáveis, na proteção e na recuperação ambiental. Beneficiará cerca de 100 mil famílias de comunidades rurais do Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá, do Bioma da Mata Atlântica da Bahia. “Serão investidos R$ 750 milhões pelos próximos seis anos, beneficiando 61 municípios desses territórios”, explicou.
O projeto Bahia que Produz e Alimenta visa melhorar a produção, gestão e integração das organizações produtivas aos mercados; ampliação do acesso à água e ao saneamento básico; e apoio aos agricultores familiares com novas tecnologias e com o serviço continuado e qualificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Serão beneficiadas 600 organizações produtivas da agricultura familiar e 30 mil beneficiários diretos.
Juscelino Macedo, presidente da Cooperativa de Produtores Rurais (Coopatan), que atende 366 associados, disse que os investimentos devem aumentar a produtividade da mandioca e a renda média do produtor.
com informações da CAR
Compartilhe no WhatsApp
Comments