DestaquesEconomia

Bahia, terra da energia renovável que avança com incentivos

0

Aproximadamente 90% da capacidade instalada de energia elétrica na Bahia é oriunda de fontes renováveis. Não é atoa que o estado é líder na geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar no país, segundo o governo estadual.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através da força do vento, o estado produziu 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020. No caso da energia por fonte fotovoltaica, foi gerado 1.376,72 GWh no mesmo período.

Assim, atualmente a Bahia tem capacidade de atender cerca de 13,5 milhões de residências apenas com energia gerada a partir dessas fontes renováveis. A previsão é a de que, até 2025, 130 parques eólicos e 57 empreendimentos solares entrem em operação comercial.

INCENTIVOS

O cenário positivo é reflexo de uma política de incentivo à produção de energia limpa adotada pelo governo, como a isenção de encargos como o PIS/PASEP e o diferimento de ICMS para importação de peças, equipamentos e componentes produzidos por fabricantes de turbinas eólicas ou entidades que façam manutenção e reparação dessas turbinas e demais equipamentos de geração deste tipo de energia limpa.

Em Salvador, por exemplo, proprietários de imóveis que adotem medidas de incentivo à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente também recebe descontos. É através do Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, criado em 2015 pela Prefeitura de Salvador, que oferece até 10% de desconto para empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais que realizarem inciativas sustentáveis em suas construções.

Com informações do Bahia Econômica

Compartilhe no WhatsApp

Em novembro, Brasil terá mais 22 milhões de brasileiros sem emprego e renda

Previous article

Pós-CPI da Covid é como “ressaca de uma guerra”, afirma Otto Alencar

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *