Aproximadamente 90% da capacidade instalada de energia elétrica na Bahia é oriunda de fontes renováveis. Não é atoa que o estado é líder na geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar no país, segundo o governo estadual.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através da força do vento, o estado produziu 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020. No caso da energia por fonte fotovoltaica, foi gerado 1.376,72 GWh no mesmo período.
Assim, atualmente a Bahia tem capacidade de atender cerca de 13,5 milhões de residências apenas com energia gerada a partir dessas fontes renováveis. A previsão é a de que, até 2025, 130 parques eólicos e 57 empreendimentos solares entrem em operação comercial.
INCENTIVOS
O cenário positivo é reflexo de uma política de incentivo à produção de energia limpa adotada pelo governo, como a isenção de encargos como o PIS/PASEP e o diferimento de ICMS para importação de peças, equipamentos e componentes produzidos por fabricantes de turbinas eólicas ou entidades que façam manutenção e reparação dessas turbinas e demais equipamentos de geração deste tipo de energia limpa.
Em Salvador, por exemplo, proprietários de imóveis que adotem medidas de incentivo à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente também recebe descontos. É através do Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, criado em 2015 pela Prefeitura de Salvador, que oferece até 10% de desconto para empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais que realizarem inciativas sustentáveis em suas construções.
Com informações do Bahia Econômica
Compartilhe no WhatsApp
Comments