A educação científica na Bahia terá um grande reforço. O governo Lula (PT) e o governo Jerônimo (PT) lançaram iniciativas que somam R$ 67,3 milhões em investimentos. As ações foram apresentadas nesta segunda (19), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e de estudantes e pesquisadores.
“Tudo que a gente usa, pega ou vê tem ciência, tem um conhecimento acumulado. Ciência é isso, é um conhecimento acumulado, que é transferido. A ciência é o conhecimento, a tecnologia, é transformar o conhecimento numa arte, em uns óculos para melhorar nossa visão, em um prato de alimento na mesa, no combate à fome”, disse o governador.
Para Luciana Santos, a iniciativa representa a popularização da ciência. “Para a gente estimular Clubes de Ciências, estimular feiras, Olimpíadas, que são maneiras lúdicas, criativas; fazer com que a juventude se interesse pelo conhecimento. Esse é um compromisso do presidente Lula com o Brasil e com o povo da Bahia. Eu fico feliz de poder estar aqui garantindo que essas políticas possam impulsionar o nosso desenvolvimento e a verdadeira emancipação do nosso povo, que passa pelo seu conhecimento”, afirmou.
PROGRAMAS INOVADORES
No evento, foi sanciona a Lei PopCiência Bahia (Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação), que cria uma política permanente de fomento à ciência e à inovação com foco nas juventudes. A lei estabelece princípios e diretrizes para ações estruturadas, como letramento científico, interiorização do conhecimento e estímulo à participação de comunidades tradicionais, mulheres e pessoas com deficiência em atividades de pesquisa.
E foi assinado o decreto que regulamenta o o PopCiência Jovem (Projeto de Educação Científica e Promoção das Ciências para a Juventude), que reunirá, de forma articulada entre as Secretarias da Educação (SEC) e da Secti, iniciativas transdisciplinares voltadas à formação científica das juventudes baianas.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments