A saúde pública da Bahia terá o reforço de mais R$ 200 milhões do governo Lula (PT) para o fortalecimento do SUS no estado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta (5). Os recursos serão para Média e Alta Complexidade (MAC), garantindo a ampliação dos serviços especializados em hospitais e unidades de atendimento. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a ação é parte da contribuição da União ao Pacto Bahia pela Saúde.
Segundo a titular da Sesab, Roberta Santana, o incremento dos recursos federais demonstra a sensibilidade do presidente Lula e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, com as necessidades da população baiana e brasileira. “Esse gesto reforça a parceria entre os governos estadual e federal, garantindo mais assistência e dignidade para os baianos”, ressalta.
Na terça (4), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou investimentos de R$ 2,07 bilhões para fortalecer a saúde pública nos municípios, garantindo a construção de novas maternidades, unidades básicas de saúde (UBS), centros de reabilitação e unidades de atenção psicossocial, além da ampliação do Telessaúde e do reforço na assistência farmacêutica.
Quando aderem ao Pacto Bahia pela Saúde, as prefeituras assumem o compromisso de fortalecer suas redes de atendimento, garantir o bom funcionamento da atenção primária, a regulação mais eficiente e a execução dos serviços contratualizados com qualidade. Com essa ampliação financeira, a Bahia se fortalece como referência nacional na regionalização da saúde pública.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments