Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Fecomércio-BA, mostra que, na Bahia a estimativa é que 10 mil vagas temporárias sejam abertas nas festas de fim de ano. É o maior volume entre os estados do Nordeste.
As entidades fazem uma correlação entre o desempenho das vendas e os setores que podem contratar mais. Segundo a Fecomércio-BA, supermercados e farmácias seguem com forte crescimento, de 5,9% e 8,1%, respectivamente, entre janeiro e agosto deste ano.
“Desses, os supermercados normalmente servem de porta de entrada no mercado de trabalho, uma primeira oportunidade para aqueles sem experiência. No período de Natal a demanda cresce substancialmente, o que vale a pena para quem se encaixa nesse perfil (sem experiência) de já ir procurando onde tem vaga aberta”, comenta o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
As lojas de vestuário apontam queda nas vendas. “Isso é natural após um ciclo das pessoas em casa, e no ano passado, quando voltaram a vida normal, tiveram que realizar as suas compras. Agora, são mais compras residuais. No entanto, o principal item da lista de presentes no Natal é exatamente roupa e calçado. Mesmo que não haja uma demanda tão aquecida, o volume de circulação sempre aumenta o que demanda mais funcionários”, esclarece o economista.
Dietze diz ainda que bares, restaurantes e hotelaria em geral, vão demandar muita mão de obra, pois o Estado é um dos principais destinos turísticos nesta época do ano.
MANTER O EMPREGO
A orientação para manter os empregos é o profissional se dedicar, mostrar seus diferenciais, conseguir dar resultado financeiro para que subam as chances de ser efetivado e mantido na equipe no próximo ano. No Brasil, a estimativa é de 262 mil pessoas que devem ocupar vagas temporárias, segundo a CNC.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments