A Bahia tem 69 municípios entre os que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Eles receberam, na sede da União dos Municípios da Bahia, em Salvador, o Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil. Segundo a instituição, essas cidades, onde vivem mais de 8 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, gerando impactos positivos para esse público.
O vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, representou a entidade. “Isso nos obriga a criar uma cultura das administrações municipais de articulação entre os departamentos, para que a gente não funcione como ilhas isoladas, mas funcione como membros de um sistema. É importante a qualificação das políticas públicas e dos serviços públicos para fortalecer o sistema de garantia dos direitos para as crianças e adolescentes”, enfatizou.
A premiação é um esforço contínuo do UNICEF para incentivo e apoio aos gestores públicos na implementação de programas e ações que promovam o desenvolvimento integral e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Especialmente nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social. Nesta edição, 236 municípios baianos fizeram a adesão ao Selo UNICEF. Com isso, assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
Segundo a UNICEF, o sucesso do Selo é resultado da parceria com governos estaduais e prefeituras, por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.
CIDADES PREMIADAS
Amargosa, América Dourada, Aporá, Barra do Mendes, Barro Alto, Barrocas, Belo Campo, Brumado, Buritirama, Cachoeira, Caculé, Caetité, Campo Formoso, Canarana, Capela do Alto Alegre, Conceição do Coité, Curaçá, Dom Basílio, Filadélfia, Glória, Guanambi, Ibicoara, Ibipeba, Ibiquera, Ibotirama, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itatim, Jacobina, Jequié, João Dourado, Juazeiro, Lagoa Real, Laje, Lajedinho, Lapão, Luís Eduardo Magalhães, Miguel Calpmon, Morro do Chapéu, Muquém do São Francisco, Nova Fátima, Paripiranga, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Pindobaçu, Poções, Presidente Dutra, Rafael Jambeiro, Ribeira do Pombal, Rio Real, Santa Inês, Santo Antônio de Jesus, São Félix do Coribe, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Sento Sé, Serrolândia, Simões Filho, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Uauá.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments