A mesma Bahia, onde começou o Brasil, debateu o futuro do País. Nesta sexta (11), no Ministério Público do Estado, em Salvador, aconteceu o seminário Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o governo estadual. O evento contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, da secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, do secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, além de representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e autoridades públicas.
Para Virgínia de Ângelis, é fundamental que o planejamento do país seja construído com base na escuta ativa da população. “O que estamos fazendo aqui é semear o futuro com responsabilidade. Ouvir as pessoas, entender as realidades regionais e construir juntos um Brasil mais sustentável, justo e inovador até 2050”, afirmou.
O seminário promoveu debates sobre desenvolvimento sustentável, inovação, inclusão social e combate às desigualdades. Um dos temas destacados foi o enfrentamento ao racismo como condição para um país mais justo e inclusivo. “É uma honra para a Bahia participar desse processo. Estamos falando de um planejamento que atravessa governos e vai impactar gerações. A contribuição do povo baiano é essencial para garantir que esse plano reflita o Brasil real”, disse Cláudio Peixoto
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Segundo o ministério, a Estratégia Brasil 2050 é um projeto de planejamento de longo prazo, que pretende antecipar tendências e alinhar políticas públicas às transformações em curso. Além dos encontros presenciais, a população pode contribuir com propostas por meio da consulta pública “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”, disponível na plataforma Brasil Participativo AQUI.
O seminário será realizado em outros encontros regionais ao longo do ano. As contribuições colhidas comporão um documento estruturante que servirá de referência para orientar políticas públicas por décadas.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments