DestaquesGeral

Bahia registra maior número de homicídios de mulheres entre estados analisados

0
foto : policia civil

Ao longo do ano de 2023, um total de 129 mulheres foram vítimas de homicídio na Bahia, representando o maior número entre os oito estados analisados pela Rede de Observatórios da Segurança, projeto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec).

O boletim “Elas vivem: liberdade de ser e viver”, divulgado nesta quinta-feira (7), destaca o panorama das violências contra as mulheres não apenas no território baiano, mas também nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

No conjunto de dados, foram registrados 3.528 casos, abrangendo homicídios, feminicídios, estupros e outros crimes. O número de homicídios na Bahia supera inclusive o de feminicídios, que é quando o assassinato é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. 

Mais Dados

O G1 destaca que ao longo do último ano, foram notificados 70 casos de feminicídio no estado, número inferior aos índices de São Paulo (174), Rio de Janeiro (99) e Pernambuco (92).

Larissa Neves, assistente social, pesquisadora e uma das autoras do estudo, destaca que os dados de homicídios refletem desafios na elucidação dos casos e na classificação jurídica dos crimes contra as mulheres.

“Por exemplo, em 2023, houve muitas mortes sem esclarecimentos. Corpos de mulheres foram encontrados em rodovias federais, estaduais, em locais abandonados e, após a divulgação dessas notícias, não houve mais informações sobre o andamento das investigações. Isso nos faz questionar se realmente foram casos de homicídio ou se havia outros motivos por trás dessas mortes”, avalia a pesquisadora em entrevista ao G1.

com Informações do G1

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Itabuna alerta sobre importância da vacinação contra dengue

Previous article

Mulheres na luta por igualdade, contra violência e pela democracia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *