Dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) mostram que, de 1º de novembro de 2021 até 18 de janeiro deste ano, a Bahia registrou 2.184 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 193 municípios. Deste total, 1.104 (50,54%) são residentes em Salvador. Trata-se de uma amostragem de casos de Síndrome Gripal (SG), pois nem todas as amostras coletadas são testadas para Influenza.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 2.184 casos, 454 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 100 pacientes evoluindo para óbito, o que caracteriza uma letalidade de 22,02%.
Os óbitos foram registrados nos municípios de Salvador (58), Feira de Santana (6), Teixeira de Freitas (6), Canavieiras (2), Ilhéus (2), Mulungu do Morro (2), Jequié (2), São Sebastião do Passé (2), Simões Filho (2), Valença (02). Com 01 óbito os municípios de Mairi, Cabaceiras do Paraguaçu, Camaçari, Candeias, Catu, Guanambi, Itagimirim, Ituberá, Laje, Maragogipe, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Sapeaçu, Tanquinho, Urandi e Jequiriçá.
Quanto aos antecedentes vacinais, apenas 10 casos que evoluíram a óbito foram vacinados contra Influenza, ou seja, 10%. Verificou-se a presença de comorbidades e/ou condições de risco para agravamento da doença em 78 (78%) óbitos.
FLURONA
O Laboratório Central de Saúde da Pública da Bahia e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram 23 casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19, denominada Flurona, nos seguintes municípios: Alagoinhas (2), Camaçari (1), Feira de Santana (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Muniz Ferreira (1), Mutuípe (1), Salvador (13), Vitória da Conquista (1). São 10 pacientes do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com idades entre 8 e 91 anos.
PREVENÇÃO
A secretaria lembra que, enquanto a vacina Influenza da campanha de 2022 está em fase de produção, a população deve adotar as seguintes medidas: utilizar máscara e álcool em gel; lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos; evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments