DestaquesGeral

Bahia reduz taxa de abandono escolar para 5,4%

0
Foto: Matheus Landim / GOVBA

Entre várias ações, o programa Bolsa Presença, do governo Jerônimo Rodrigues (PT), é uma das que estão ajudando a fortalecer e a transformar a educação na Bahia. Faz parte de iniciativas de assistência estudantil, modernização e construção de escolas com infraestrutura esportiva completa, além do reforço na alimentação escolar.

Isso se reflete na melhora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostra uma redução significativa na taxa de abandono escolar na Bahia: caiu de 11,5% em 2021 para 5,4% em 2023. Os dados evidenciam a eficácia das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado em políticas educacionais, permitindo que mais jovens permaneçam na escola e se dediquem aos estudos.

“O compromisso com a educação é um dos pilares do nosso governo. Estamos investindo em assistência estudantil, infraestrutura e alimentação para garantir que nossos jovens tenham as condições necessárias para aprender e crescer. O resultado dessa dedicação é a significativa redução da taxa de abandono escolar”, afirma Fábio Barbosa, diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica.

PROGRAMAS

A redução da taxa de abandono escolar na Bahia se deve, justamente, aos programas de assistência estudantil. O ‘Bolsa Presença’, por exemplo, garantiu segurança alimentar para cerca de 380 mil famílias e a permanência de mais de 428 mil estudantes na rede estadual. Para receber o benefício, é necessário manter atualizado o cadastro da família no CadÚnico e participar das avaliações de aprendizagem realizadas pela unidade escolar, que orientam o acompanhamento pedagógico. Já o programa Mais Estudo oferece reforço em Língua Portuguesa e Matemática, permitindo que os alunos recebam uma bolsa de R$ 150 por mês.

“Com as bolsas, eu sinto que posso sonhar mais alto. Minha escola, agora, tem biblioteca, piscina e até ar-condicionado. Essas mudanças não apenas tornaram o ambiente escolar mais agradável, mas aumentaram minha motivação para aprender e me desenvolver. Sinto esperança em seguir meus sonhos acadêmicos e agora me sinto mais confiante nas minhas capacidades e nos caminhos que posso seguir no futuro”, diz Beatriz Cruz, aluna do 2º ano do ensino médio da rede estadual, acrescentando:

com informações da SEC

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna tem vagas de emprego oferecidas pelo SineBahia

Previous article

Veja o Boletim da Covid-19 atualizado em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *