Com o início em solo baiano, nesta quinta (22) , a 2ª reunião do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores em Políticas de Juventude (Fonajuve) segue até sábado (24). O evento acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com o objetivo de capacitar gestores estaduais de juventude para o fortalecimento da governança no processos de implantação das políticas públicas, através do programa Identidade Jovem (ID Jovem) e do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
O ID Jovem garante o acesso do público jovem de baixa renda aos direitos previstos no Decreto Nº 8.537, de 5 de outubro de 2015 e nas circunstâncias previstas pelo Estatuto da Juventude. O Sinajuve fomenta a intersetorialidade e a transversalidade das políticas, dos programas e das ações destinadas às juventudes brasileiras. Isso para garantir a integração das políticas públicas de juventude ao ciclo de planejamento e orçamentário anual e plurianual.
A primeira reunião do fórum aconteceu em meados de 2010, logo após o processo de instituição da Política Nacional de Juventude. Houve seis reuniões ordinárias em vários estados da federação.
O evento é apoiado pelo Governo da Bahia por meio da Coordenação Geral de Políticas de Juventude do Governo do Estado (Cojuve), em parceria com outras secretarias e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude. Na tarde desta sexta (23), os participantes realizarão uma visita guiada a equipamentos e políticas públicas administradas pelo governo baiano.
com informações da Cojuve
Compartilhe no WhatsApp
Comments