Grande responsável por ações que fortalecem a agricultura familiar no interior, o programa Bahia Produtiva do governo estadual foi eleito como melhor prática do Brasil em captação de recursos internacionais. As ações que primam pelo desenvolvimento rural eda inclusão produtiva, foram reconhecidas na terça (7), no Ministério da Economia, em Brasília.
Além do prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional, ganhou na categoria Governos Estaduais. O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, enfatizou que essa premiação tem um significado muito grande. “É um reconhecimento de um trabalho de equipe, desenvolvido há oito anos, em que os resultados são sentidos pelos agricultores familiares, organizações e cooperativas. Uma estratégia diferenciada em que os investimentos chegam na ponta, são 139 mil beneficiários diretos, atendidos em 342 municípios no estado. Estamos orgulhosos. A nossa responsabilidade agora só aumenta”, afirmou.
Fruto do acordo de empréstimo entre o governo baiano e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird- Banco Mundial), o Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Tem um investimento total de 260 milhões de dólares para o fortalecimento da agricultura familiar.
REFERÊNCIA
Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a premiação reforça alguns aspectos que fizeram do Bahia Produtiva um projeto de referência. “As ferramentas desenvolvidas, como os sistemas de aquisições intitulado de Solução Online de Licitações (SOL), de acompanhamento, o Monitora BP, de prospecção dos negócios dos empreendimentos, entre outros, proporcionaram um desempenho que consideramos altamente satisfatório para o Projeto. Esta premiação é resultado de um esforço coletivo, de uma equipe dedicada, que executa o Bahia Produtiva com métodos eficientes de controles, transparência executiva e primazia operacional, tudo com fluxos interdependentes, mas altamente sinérgicos”, pontuou.
O titular da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que a execução do projeto proporcionou investimentos complementares como da reforma de mercados municipais, mais oferta do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e outras ações que vêm estruturando a produção e comercialização da agricultura familiar.
O prêmio é da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN), do Ministério da Economia, que tem como objetivo premiar projetos de excelência em captação de recursos junto às Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) e constituir um repositório de melhores práticas, para servir como modelo para atores públicos e privados interessados.
com informações da SDR
Compartilhe no WhatsApp
Comments