Nesta quinta (7), a Bahia se despediu do apresentador Raimundo Varela, que faleceu aos 75 anos. Familiares, amigos, colegas de trabalho e fãs lhe prestaram a última homenagem no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. Durante o desfile do 7 de Setembro, o prefeito Bruno Reis (União) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacaram a importância do jornalista e radialista para a Bahia.
Raimundo Varela nasceu em Itabuna, mas foi para capital ainda criança. Teve várias profissões antes de chegar à comunicação: trabalhou numa fábrica cimento, foi jogador de futebol e chegou a diretor de um clube social, quando começou sua carreira. Foi comentarista do programa esportivo “O Papo de Bola”. Em seguida, ao lado de Fernando José, se tornou âncora do programa Telesporte, ainda na TV Itapoan. Os dois ganharam outro programa: O Povo na TV, em 1980.
Depois, os dois apresentaram o Balanço Geral, exibido na TV e na Rádio Sociedade da Bahia. Em 1990, Varela foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o programa Jogo Aberto. Em 1997, retorna à TV Itapoan (comprada pela Rede Record), e novamente comanda o Balanço Geral, como sua marca bater na bancada e com o cartão verde o cartão vermelho, como forma de chamar a atenção das autoridades para algum problema.
Em 2006, depois de ficar internado no Hospital Aliança em Salvador, Raimundo Varela foi transferido para o Hospital Osvaldo Cruz em São Paulo, onde foi submetido a um transplante de fígado e rim e a operação levou a um aumento dos doadores, no estado. Desde 2020 deixou de ser o apresentador do programa, nele fazendo participações num quadro que era gravado em sua casa.
com informações do BNews, Bahia Notícias e Wikipédia
Compartilhe no WhatsApp
Comments