Com o projeto Construir para Educar, apresentado nesta segunda (26), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o governo vai aportar R$ 1,2 bilhão para a construção, ampliação e modernização dos 79 colégios estaduais na Bahia. A cerimônia aconteceu no Iceia, no Barbalho, em Salvador, que será um dos contemplados pelo investimento.
Jerônimo Rodrigues enfatizou que o projeto revitaliza as estruturas escolares, melhora as condições de ensino e aprendizagem, e aproxima a comunidade da escola. “Às vezes, a gente entrega uma escola, que tem um teatro como esse, em uma cidade que nunca teve um teatro, e o equipamento amplia o olhar da comunidade. A escola protege a comunidade e, ao mesmo tempo, a comunidade protege a escola, porque aqui estão, sem dúvida nenhuma, os tesouros da gente. Não é para o futuro, é para o agora, é para o presente”, reforçou, acrescentando: “essas escolas vão chegar aos quilombos, às aldeias indígenas, aos distritos, na zona rural”, disse.
A secretária de Educação, Rowenna Brito destacou a importância dos investimento para a Bahia ter melhorado o Ideb. “Isso qualifica a sala de aula e a gente já colhe frutos agora, com o crescimento da Bahia em três ciclos consecutivos nos indicadores de aprendizagem, indicador da educação básica. É importante a gente falar isso, porque esse projeto arquitetônico, de infraestrutura, tem diálogo direto com a permanência dos estudantes na escola, tem diálogo direto com a garantia da segurança, da proteção e do cuidado dos nossos estudantes aqui, na Bahia”, disse a titular da pasta.
Segundo a SEC, na primeira etapa do projeto realizado em parceira da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) com a Conder, serão construídas 26 novas escolas, 34 serão modernizadas, dez reformadas e oito ampliadas. Mais ais de 55 mil estudantes, de 44 municípios, serão beneficiados pela política pública.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments