Mais um avanço importante da saúde na Bahia. Pela primeira, uma equipe médica do interior foi habilitada para realizar transplante de fígado pelo SUS. O Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar o procedimentos, também, de rim. A medida fortalece a descentralização dos serviços de alta complexidade no estado.
Assim, a Bahia conta com um polo estratégico no sudoeste, diminuindo tempo de espera e ampliando a chance de sobrevivência dos pacientes. Só no primeiro trimestre de 2025, o número de transplantes de fígado no estado já é 47% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. “A medida é fruto de uma política séria e contínua de fortalecimento da rede estadual”, disse o coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura.
São muitos os avanços do Governo da Bahia no setor. O Hospital Aliança, em Salvador, também foi habilitado para transplantes de fígado pelo SUS. O Hospital Geral Roberto Santos está em fase de credenciamento para transplantes de medula óssea. O Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) está em processo final de credenciamento para córneas. O Hospital Ortopédico está sendo preparado para realizar transplantes de tecido ósseo e o Hospital da Bahia foi credenciado para transplantes de medula.
Os investimentos consolidam a Bahia como uma das redes de transplantes mais dinâmicas do país. A Secretaria da Saúde do Estado reforça que a principal barreira ainda é a recusa familiar. Por isso, campanhas educativas e sensibilização das equipes continuam sendo prioridade.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments