DestaquesGeral

Bahia habilita primeiro centro de transplante de fígado no interior

0
Foto: Leonardo Rattes / Sesab

Mais um avanço importante da saúde na Bahia. Pela primeira, uma equipe médica do interior foi habilitada para realizar transplante de fígado pelo SUS. O Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar o procedimentos, também, de rim. A medida fortalece a descentralização dos serviços de alta complexidade no estado.

Assim, a Bahia conta com um polo estratégico no sudoeste, diminuindo tempo de espera e ampliando a chance de sobrevivência dos pacientes. Só no primeiro trimestre de 2025, o número de transplantes de fígado no estado já é 47% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. “A medida é fruto de uma política séria e contínua de fortalecimento da rede estadual”, disse o coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura.

São muitos os avanços do Governo da Bahia no setor. O Hospital Aliança, em Salvador, também foi habilitado para transplantes de fígado pelo SUS. O Hospital Geral Roberto Santos está em fase de credenciamento para transplantes de medula óssea. O Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) está em processo final de credenciamento para córneas. O Hospital Ortopédico está sendo preparado para realizar transplantes de tecido ósseo e o Hospital da Bahia foi credenciado para transplantes de medula.

Os investimentos consolidam a Bahia como uma das redes de transplantes mais dinâmicas do país. A Secretaria da Saúde do Estado reforça que a principal barreira ainda é a recusa familiar. Por isso, campanhas educativas e sensibilização das equipes continuam sendo prioridade.

com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Vereador Paulinho destaca debate sobre transporte para universitários de Itabuna

Previous article

EMASA avança com rede de esgoto na rua Nossa Senhora das Graças

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *