Os números são de setembro, mas mostra o bom momento econômico da Bahia. O Nordeste registrou 57.081 novos empreendimentos, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O destaque ficou com a Bahia, que teve a maioria das aberturas (15.993). No Brasil, foram registrados 371.674 novos negócios, representando um aumento de 21,28% em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo têm fomentado a criação de novas empresas no Brasil. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, afirmou.
Em relação às atividades econômicas, o setor de “Serviços” respondeu pela maior parte das novas empresas criadas em setembro (73,4%). Das empresas abertas em setembro, mais de 265 mil foram “Microempreendedores Individuais” (MEIs).
“Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, destacou Camila Abdelmalack.
com informações do Bahia Econômica
Compartilhe no WhatsApp
Comments