DestaquesEconomiaPolítica

Bahia e China ampliam cooperação econômica com nova rota marítima

0
Raquel Lacerda / SDE

A Bahia amplia a cooperação econômica e estratégica com a China (principal parceira comercial), com o lançamento da nova Rota Marítima Direta Zhuhai-Brasil & Cooperação Econômica e Comercial Sino-Brasileira, nesta segunda (14). Será ligado o Porto de Gaolan aos portos brasileiros de Santana, no Amapá, e Salvador, na Bahia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida (representando o governador Jerônimo Rodrigues) participou da cerimônia em Brasília. “A conexão vai reduzir o tempo de viagem em até 30 dias, diminuindo o frete em mais de 30% e beneficiando exportadores e importadores dos dois países. Essa nova conexão é muito importante no fomento e estímulo da nova industrialização do nosso estado, com equipamentos e compra de maquinários, especialmente pela China ser nosso principal parceiro comercial”, afirmou.

Almeida ressaltou o papel da China e de seu embaixador nessa cooperação, que já atraiu empresas líderes em energias renováveis, como duas gigantes eólicas chinesas, Goldwind e Sinoma, e a BYD. Ele agradeceu o trabalho da Frente Parlamentar Brasil-China, em nome do seu presidente, o deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB).

GANHOS ESTRATÉGICOS

A nova rota traz ganhos estratégicos para as regiões Norte e Nordeste. Os portos de Santana e Salvador tornam-se vetores de desenvolvimento regional, facilitando o escoamento de produtos como soja, minério de ferro, carne bovina e celulose.

Permitir ainda maior agilidade na importação de insumos industriais e tecnológicos da Ásia. A nova fase da cooperação entre China e Brasil reforça laços comerciais por meio da ampliação do comércio exterior e da integração com os mercados emergentes da América do Sul.

com informações da SDE

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna e Ilhéus ligadas em “A Paixão de Cristo – Mar de Dor e Amor”

Previous article

Itabuna avança com ações para promover equidade étnico-racial na educação pública

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *