DestaquesGeral

Bahia decreta estado de emergência por causa de gripe aviária

0

O Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial deste sábado (22), decreto de estado de emergência em função da gripe aviária, que tem afetado aves silvestres migratórias e de subsistência em alguns estados do Brasil. A medida resulta de acordo entre o Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) e os 27 governadores, para controlar a transmissão da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus não infecta humanos com facilidade e, em ocorrências registradas em outros países, a transmissão de pessoa para pessoa não foi sustentada. Para haver contaminação é necessário um contato muito próximo entre o animal e o ser humano. Por isso, as autoridades alertam que a população não deve manipular aves encontradas mortas ou debilitadas.

A Bahia também faz parte de uma das principais rotas migratórias de aves silvestres que atravessam o continente. No estado, a primeira contaminação foi notificada no dia 17 de junho e, até o momento, mais três casos foram registrados: Caravelas (1), Alcobaça (1), Prado (1) e Porto Seguro (1).

R$ 200 MILHÕES

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), desde o primeiro caso no país, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e o MAPA intensificaram a vigilância e o monitoramento das aves no estado. A Sesab também tem acompanhado as pessoas expostas às aves, fazendo testagem.

O Ministério vai disponibilizar R$ 200 milhões no controle e combate da Influenza Aviária. Uma portaria também foi publicada para orientar gestores sobre os trabalhos que estão sendo realizados, a partir de agora, para erradicação da doença.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Ministra anuncia bolsas de estudo no exterior para mulheres negras

Previous article

Semana de trabalho de 4 dias avança em Portugal; Brasil terá testes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *