DestaquesGeral

Bahia debate efeitos das mudanças climáticas e garantia da segurança alimentar

0

Reunido em Salvador, na semana passada, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea) debateu soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a garantia da segurança alimentar dos baianas. Um dos destaques foi a apresentação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (ABC+Bahia).

O detalhamento do plano foi feito pelo coordenador do programa e chefe de gabinete da Seagri, Thiago Guedes. “O ABC+ Bahia é uma ferramenta fundamental para que a Bahia possa enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar da população. O plano prevê a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como o plantio direto, sistemas agroflorestais, integração, lavoura pecuária floresta, bio-insumos e recuperação de pastagens degradadas, dentre outros”, afirmou.

A presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues, ressaltou a importância da plenária como um fórum democrático de debate para a construção de políticas públicas eficazes. “Este espaço é fundamental para que possamos diagnosticar com precisão a situação da segurança alimentar, nutricional e climática no estado, para propor ações concretas ao governo, sempre em diálogo com a sociedade civil”, pontuou.

O evento reuniu representantes do governo, da sociedade civil e de diversas instituições, que debateram as implicações das mudanças climáticas para a produção de alimentos e as ações necessárias para mitigar seus impactos.

com informações da Seagri

Compartilhe no WhatsApp

UFSB identifica planta que vira fonte de renda para agricultores familiares

Previous article

Polícia encaminha inquérito contra Antônio Mangabeira ao Ministério Público após 29 denúncias

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *