A RegiãoDestaquesEconomia

Bahia “dá chocolate” em outros estados ao liderar produção de cacau

0
Foto: Secom GOVBA

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2023, a produção de cacau da Bahia se destacou nacionalmente. O estado produziu 139.011 toneladas de amêndoas do produto, um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior.

Segundo o Valor Bruto Da Produção Agropecuária, relacionado com o preço do cacau, o valor bruto de produção do cacau saiu de 1,9 bilhões em 2023 para uma previsibilidade de 5,4 bilhões em 2024, saindo da 6ª posição no ranking estadual das culturas agrícolas para terceiro lugar, atrás da soja com 14,2 bilhões e do algodão com 6 bilhões.

Essa liderança coloca em destaque o papel dos territórios produtores, como Litoral Sul e Baixo Sul, que estão entre os maiores produtores do estado, especialmente Ilhéus (8.961 toneladas, 4º maior produtor), Wenceslau Guimarães (8.775 toneladas, 5º maior) e Ibirapitanga (8.655 t, 6º maior). O Pará não tenha mais a maior produção total, concentra os três maiores municípios produtores: Medicilândia (44.178 toneladas), Uruará (21.266 t) e Placas (12.788 toneladas).

“A Bahia se posiciona como uma alternativa segura e confiável para a pauta do cacau e chocolate mundial. Nossa produção é sustentável, respeita o meio ambiente, possuímos infraestrutura logística e apresenta ao mercado produtos de alta qualidade com reputação e origem”, frisou, Thiago Guedes, secretário em exercício da Agricultura da Bahia.

com informações do Bahia Econômica

Compartilhe no WhatsApp

Beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas eletrônicas

Previous article

Governo baiano convoca 1.677 novos professores e coordenadores pedagógicos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *