Com o programa Vacina Bahia, a Secretaria da Saúde (Sesab) promoveu, nesta terça (4), um encontro com prefeitos e secretários de Saúde de municípios que fazem parte do projeto. E anunciou a contratação de vacinadores para atuar nas 43 cidades selecionadas.
O investimento inicial de R$ 3,7 milhões busca fortalecer todo o calendário vacinal, principalmente no grupo de crianças até um ano de idade, com foco no aumento da cobertura das vacinas Pentavalente, Pneumo 10, Tríplice Viral e a contra a Poliomielite. Em 2022, a Bahia registrou uma cobertura vacinal de 75,06% para Poliomielite; 75,4% para Pentavalente; 79,4% da Pneumo 10 e 75,6% da Tríplice Viral.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explicou que, além de campanhas de incentivo à imunização, 86 técnicos de enfermagem atuarão nas cidades com menos de 100 mil habitantes que tenham as menores coberturas vacinais.
“O Vacina Bahia veio para mudar o cenário dos baixos índices de vacinação no estado. Serão disponibilizados, por município, dois técnicos de enfermagem e também um computador para ser utilizado em sala de vacina. Hoje estamos realizando a formação e capacitação desses vacinadores e a entrega desses computadores”, destacou.
META E PREMIAÇÃO
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, o objetivo é que o índice de vacinação alcance, no mínimo, 95% do público alvo de cada vacina. “Estamos há alguns anos sem conseguir atingir essa meta e precisamos mudar isso. O Vacina Bahia é mais uma iniciativa do Governo do Estado na busca melhorar esses índices”, frisou.
De acordo com a Sesab, haverá premiação dos municípios destaques com a doação, pelo Estado, de dois computadores para os 20 melhores municípios com cobertura vacinal que atingiram pelo menos 95% de cobertura das vacinas Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral. Após seis meses, o município que aumentar a cobertura para pelo menos 95% será premiado com o selo de município amigo da vacina.
Apesar do foco, nesse primeiro momento, em municípios com menos de 100 mil habitantes e baixas taxas de cobertura vacinal, o programa abrangerá todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e
disponibilização de dez veículos para vacinação itinerante (áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis).
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments