No ranking do Tempo Médio de Abertura de Empresas, divulgado nesta terça (1º) pela Receita Federal, a Bahia registra o tempo médio de 9 horas para se formalizar um negócio. É o menor já registrado pelo Estado desde 2019. O ranking avalia o tempo que os órgãos públicos levam para registrar uma empresa, desde as consultas da viabilidade do endereço de instalação do estabelecimento até a emissão do CNPJ.
Pouco mais de 8 horas é o tempo necessário para as Prefeituras analisarem se a empresa pode funcionar no endereço desejado. E 1 hora, aproximadamente, é o tempo que a Junta Comercial da Bahia (Juceb) leva para realizar o registro do contrato social e emitir o CNPJ através de integração com a Receita Federal.
É o resultado da intensificação do relacionamento entre a Juceb e as prefeituras. Isso fez a Bahia ser o segundo Estado mais rápido do país, ficando atrás apenas de Sergipe. Também confirma o trabalho do Governo do Estado e da Juceb para melhorar o ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando a formalização de empresas.
com informações da Juceb
Compartilhe no WhatsApp
Comments