O governador Jerônimo assinou um memorando com a empresa chinesa Hauwei visando ampliar e expandir, para outras áreas, a parceria desenvolvida há sete anos na segurança, educação, conectividade e governança digital. A cerimônia foi realizada na sede da empresa, em Shenzhen, na China.
“Esse memorando é um acordo de cooperação técnica e de entendimento para que a gente possa continuar fazendo com que a Bahia seja ponta em tecnologia. Com o acordo, eles poderão utilizar o espaço do nosso Parque Tecnológico para desenvolver projetos e formar mão de obra. Além disso, implantar centrais de dados no estado, em diversas áreas”, explicou Jerônimo.
Da parceria entre Bahia e Huawei tem a construção da Infovia da Bahia, que abriu as portas para a colaboração digital; na Segurança Pública, a implantação do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, ampliado com câmeras e sistema de reconhecimento facial; na Educação, a construção do Campus Inteligente e do ecossistema de talentos.
DIFERENCIAL
Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro, o diferencial da empresa são os equipamentos, que são de ponta e de alta qualidade. “Os equipamentos que eles estão oferecendo para a Bahia são de primeira linha, à frente do mercado. Mas, o mais importante disso, é o que eles conseguem realizar dentro de toda essa estrutura tecnológica. É o software por trás dessa inteligência, isso é o que mais nos interessa”, ressaltou.
O governador e sua comitiva visitaram uma escola chinesa, parceira da Huawei, onde conheceram a funcionalidade da conexão e tecnologia aplicada na sala durante uma aula de matemática. O conteúdo trabalhado entre o professor e um aluno é transmitido para o quadro interativo e todos na sala de aula podem acompanhar, entre outras funcionalidades.
A missão baiana na China segue neste sábado (8), em Hangzhou. Lá, serão discutidos outros acordos na área de tecnologia para educação e saúde.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments