DestaquesEconomiaMovimentos

Ato contra juros altos pede saída de Campos Neto do BC

0

Nesta terça (30), em várias cidades do País, as centrais sindicais realizaram protestos contra os juros altos e a política de Roberto Campos Neto no Banco Central, que sabota a economia com a Taxa Selic de 10,5% ao ano. Em Salvador, com a palavra de ordem “Se saia, Campos Neto. Basta de sabotar o Brasil, chega de juros altos”, a CTB Bahia e os Bancários (Federação e Sindicato) conduziram a manifestação no Centro. A atividade teve a presença de dirigentes da CUT, Força Sindical e UGT, além de sindicatos de várias categorias.

“Quem paga conta, cartão e cheque especial, sabe que os juros no Brasil são um absurdo. Beneficiam banqueiros e especuladores. E o governo tem que pagar juros da dívida pública, deixando de investir mais na área social. Quem decide a taxa de juros é o Banco Central, cujo presidente é Roberto Campos Neto, colocado por Bolsonaro. Ele sabota o projeto que o povo elegeu com Lula e que já mudou muita coisa no País. Vamos manter os protestos até que o Copom do BC reduza a Selic”, afirmou Emanoel Souza, vice-presidente da CTB Bahia.

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe a luta do movimento sindical está em sintonia com o novo Brasil. “Foram gerados  2,5 milhões de empregos; retomada de 4 mil obras paradas; salário mínimo reajustado acima da inflação; retirada de 24 milhões de pessoas da pobreza; Minha Casa Minha Vida; Mais Médicos; Bolsa Família (valor maior); e setores da indústria investindo. Não aceitamos Taxa Selic de 10,5% ao ano. A inflação está controlada. Juros altos impedem mais produção na indústria e na agricultura, mais vendas no comércio, mais empregos e uma vida mais digna para o povo”, enfatizou.

EM SINTONIA COM O POVO

A luta das centrais e do movimento sindical está em sintonia com a pesquisa Quaest, realizada neste mês. O estudo mostrou que 66% dos brasileiros concordam com as críticas do presidente Lula à política de juros do Banco Central, e 23% discordam.

Vários sindicalistas falaram no ato e foram unânimes em dizer que juros altos são péssimos para o desenvolvimento econômico, prejudicando a população, especialmente os mais pobres. “Menos juros, mais empregos. Fora, Campos Neto, sabotador do Brasil”, é a palavra de ordem das centrais.

com informações da CTB Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus lidera casos de Febre Oropouche na Bahia

Previous article

Em Itabuna, PM apreende grande quantidade de combustível roubado

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *