Nesta sexta (10) acontece o “Dia D de Combate ao Suicídio” em Itabuna, com a mobilização dos profissionais do atendimento psicossocial. Eles estarão em um estande na Praça Olintho Leone, dando orientações à população. Será das 9h às 16h.
É o Setembro Amarelo, que terá várias atividades programadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Mental. Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, durante todo o mês, às quartas-feiras, também acontecem pit-stops no cruzamento da Avenida do Cinquentenário com a Rua Professor Alício de Queiroz.
“Durante estas ações, são distribuídos panfletos informativos sobre a prevenção ao suicídio e como e onde buscar ajuda para pessoas que manifestam sinais de depressão ou a ideação suicida”, frisou.
Na campanha serão divulgados vídeos mostrando o fluxo de atendimento psicossocial no município, os fatores de risco e os sinais de alerta que devem ser considerados pelas pessoas quando um familiar ou um amigo apresentar sintomas depressivos.
Lívia informou ainda que nas unidades de saúde da Rede de Atenção Básica, no Caps-AD e nas instituições de ensino superior vão acontecer ciclos de rodas de conversa sobre o tema, com a participação de profissionais de Psicologia. “O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância do combate ao suicídio e, consequentemente, salvar vidas”, disse.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments