Mais números positivos da economia brasileira foram divulgados, nesta segunda (19), pelo Banco Central (BC). Eles mostram que a atividade econômica registrou alta no primeiro trimestre do ano. Segundo o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) aumentou 1,3% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2024).
Já em comparação ao primeiro trimestre de 2024, a alta foi maior: 3,7%. Considerando março deste ano, o IBC-Br teve aumento de 0,8% em relação a fevereiro. Comparando com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 3,5%. No acumulado do ano, o indicador ficou positivo em 3,7% e, em 12 meses, registrou aumento de 4,2%.
O IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica do país e ajuda o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,75% ao ano. Ele incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária) e o volume de impostos.
A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, isso encarece o crédito e dificulta a expansão da economia. Quando o Copom diminui a Selic, o crédito fia mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments