Acaba nesta quarta (8) o prazo para quem precisa regularizar a situação do título de eleitor ou tirar o documento pela primeira vez a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. Depois, somente após o pleito.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos a votar nas eleições deste ano todos que completarem 16 anos até 6 de outubro, data do primeiro turno. Isso representa mais de 152 milhões de brasileiros. Eventual segundo turno, em cidades com mais de 200 mil habitantes, está marcado para 27 de outubro.
Também encerra-se nesta quarta o prazo para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço para outro município, por exemplo. Neste ano, por se tratar de eleições locais, não há possibilidade de voto em trânsito.
BIOMETRIA E PRIMEIRO TÍTULO
Eleitor que precisa cadastrar a biometria também tem nesta quarta a última oportunidade. É possível ainda somente atualizar informações cadastrais, se necessário. O prazo é o mesmo para quem vai tirar o primeiro título. Precisará comparecer a um cartório eleitoral para se alistar qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação.
A data final de 8 de maio para alterações nos títulos eleitorais está prevista na Lei das Eleições, que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes da data de votação. O acesso ao sistema somente deverá voltar em 5 de novembro.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments