As unidades básicas de saúde são responsáveis por garantir atendimento de menor complexidade aos usuários do sistema público de saúde (SUS). Conforme a Prefeitura de Ilhéus, no primeiro quadrimestre deste ano, o setor de Atenção Básica atendeu 33.207 pessoas.
Segundo a Prefeitura, foram consultas médicas de rotina, vacinação, coleta de exames laboratoriais, assistência odontológica, exames preventivos, dispensação e administração de medicamentos, acompanhamento de gestantes, idosos, crianças, hipertensos e diabéticos, entre outros serviços.
A Secretaria de Saúde (Sesau) destaca que os números ratificam o compromisso da atual gestão para ampliar a cobertura da Atenção Primária, embora alguns estabelecimentos não estejam homologados pelo Ministério da Saúde para fins de financiamento.
Somente em 2022, a administração municipal requalificou e entregou à população as ESFs I e II do Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Barra do Itaípe e do Iguape. No bairro da Conquista, além da Estratégia da Família, os moradores contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments