Um planeta gigante de gás, semelhante a Júpiter, foi encontrado por um astrônomo da Universidade da Califórniae uma equipe de astrônomos amadores, utilizando ferramentas comuns para observação de estrelas.
É o planeta TOI-2180 b, que tem o mesmo diâmetro de Júpiter, contudo é três vezes mais massivo. Segundo os pesquisadores, ele tem 105 vezes a massa da Terra em elementos mais pesados que o hélio e o hidrogênio. Além disso, leva 261 dias para completar uma órbita.
Tom Jacobs, um astrônomo amador, no dia 1º de fevereiro de 2020, enquanto inspecionava os dados coletados pelo telescópio TESS, notou que a luz da estrela chamada TOI-2180 diminuiu e depois retornou ao seu nível de brilho anterior em um período de 24 horas.
Os astrônomos usaram algoritmos de computador para escanear dados coletados por diversos telescópios. Os pesquisadores procuravam mudanças no brilho das estrelas, o que pode indicar que uma estrela está sendo orbitada por um planeta. Posteriormente, os cientistas observaram o empuxo gravitacional do planeta sobre a estrela, o que permitiu calcular sua massa e estimar diversas possibilidades para sua órbita.
Com informações da Sputnik Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments