O novo presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou, nesta quinta (8), que as associações terão prazo definido para ressarcir os descontos ilegais do instituto. “A associação tem 15 dias úteis para juntar essas informações no sistema. Se não, ela tem os mesmos 15 dias úteis para fazer o pagamento do valor descontado indevidamente. Ela vai fazer um depósito identificado por meio de uma GRU específica ao INSS e esse valor vai ser repassado ao segurado pela sua conta do benefício, por meio de folha suplementar”, disse o presidente do INSS.
Na próxima terça (13), o INSS vai soltar outra informação. “Agora para os beneficiários que tiveram algum desconto associativo. Ele será informado pela plataforma Meu INSS. Não abram e-mail, mensagens de Whatsapp, mensagens de SMS. O INSS não se comunica com você por outro meio que não seja o Meu INSS nesse momento”, alertou Waller.
O gestor disse ainda que na quarta (14), será disponibilizado dois canais para que essa pessoa tenha a informação de qual associação ela teve esse desconto e qual o valor descontado. Meu INSS e Central de Atendimento 135, única e exclusivamente.
Segundo a Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) em abril, sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments