Um dia especial para os catadores de material reciclável de Itabuna, após o incêndio em 1º de janeiro deste ano, que causou danos à Central de Triagem da Coleta Seletiva no município, administrada pela Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AAACRI).
Nesta terça (9), o Governo do Estado entregou equipamentos para fortalecer os serviços oferecidos pela Central, impactando a renda de 50 famílias beneficiadas na unidade. A ação foi conduzida pelos secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, acompanhados da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, e do prefeito Augusto Castro (PSD).
Foram entregues 38 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma prensa hidráulica e dois carros elétricos compactos. Nos próximos dias, a central irá receber uma balança eletrônica, 40 cadeiras, dez mesas plásticas, dois carros para movimentação de cargas, 15 luminárias de emergência, uma geladeira e um fogão. Teve ainda a entrega de 60 cestas básicas do programa Bahia Sem Fome, que continuarão sendo entregues por quatro meses.
“Com a parceria com o Governo do Estado, através das Voluntárias Sociais da Bahia, presidida pela primeira-dama Tatiana Velloso, conseguimos ajudar as famílias dos agentes ambientais a viver com dignidade no seu local de trabalho depois da tragédia. O Estado doou equipamentos para repor os que foram incendiados. Isso é fruto da repercussão positiva de um projeto de políticas de valorização dos agentes ambientais e de reciclagem de materiais “, disse o prefeito Augusto Castro.
MAIS SEGURANÇA
Segundo Davidson Magalhães, os equipamentos terão um importante papel no trabalho desenvolvido. “A prensa hidráulica, os carros elétricos compactos, os EPIs e outros itens não apenas otimizam as operações na central, mas proporcionam condições de trabalho mais seguras e eficientes. Estamos comprometidos em fornecer os recursos necessários para fortalecer a atuação desses profissionais, contribuindo para a reciclagem e para a melhoria das condições de vida dessa importante comunidade de trabalhadores”, lembrou.
NOVA SEDE
O Governo também realiza estudos para a construção de uma nova sede para a Central de Triagem. Esse futuro espaço proporcionará mais amplitude e uma estrutura aprimorada para as atividades da coleta seletiva, dando condições mais adequadas para os trabalhadores envolvidos. A expectativa é de que a nova sede contribua ainda mais para a eficiência das operações e o bem-estar da comunidade local.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments