Para fortalecer a dignidade menstrual das pessoas que menstruam, a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM-BA) realizou, nesta sexta (10), a entrega de absorventes para o Movimento de Articulação e Inclusão Social (MAIS), em Salvador. O ato celebrou o Dia Mundial dos Direitos Humanos e marcou o encerramento das ações dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher na Bahia.
A secretária Julieta Palmeira destacou o simbolismo da data. “Hoje é um dia emblemático. A dignidade menstrual é um direito civilizatório. Esperamos ampliar o acesso aos absorventes para todas as pessoas que menstruam na Bahia”, disse e agradeceu ao parlamentar Marcelo Veiga (PSB), autor da Emenda Parlamentar que possibilitou a aquisição de 1.392 pacotes de absorventes.
O MAIS atua com cursos de capacitação para fortalecer a cidadania e o desenvolvimento humano, além de realizar projetos em parceria com instituições públicas e privadas. A Instituição foi responsável pela execução do ‘Projeto Mulheres da Paz em Ação – Capacitação em Empreendedorismo e Gestão de Negócios’ voltado para 40 mulheres do bairro de São Cristóvão, em parceria com o Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia – MDCC e a SPM-BA.
“Há pessoas hoje em dia que não conseguem comprar comida, quanto mais absorvente. Nosso público alvo são as mulheres cadastradas na instituição. Vamos conscientizar todas por meio de palestras e explicar o motivo da entrega, pois muitas não têm acesso aos absorventes higiênicos”, disse a vice-presidente da entidade, Maria das Graças Tavares.
ISENÇÃO DE ICMS
Julieta Palmeira comemorou o Decreto assinado pelo governador Rui Costa concedendo isenção de ICMS para os produtos menstruais adquiridos por órgãos públicos. “Representa ampliar o acesso a esse item tão fundamental para a saúde das mulheres e para o clico da vida . É uma conquista das mulheres e da sociedade. A Bahia avança em melhorar a vida das pessoas”, disse.
O projeto prevê também parcerias com outras instituições governamentais e com o setor corporativo para distribuição de absorventes por meio da Rede Mulher Solidária.
Com informações da SPM-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments