DestaquesPolítica

Artistas e deputados debatem perda de R$ 69,2 bilhões no setor cultural

0

No último dia 19, a Câmara dos Deputados realizou uma comissão geral que reuniu deputados e grandes nomes do cenário cultural brasileiro, para debater as perspectivas para o setor cultural no país. Solicitado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o debate contou com a presença de gestores culturais, representantes de entidades da cultura nacional de áreas como teatro, cinema, circo e movimentos sociais. Por meio de vídeo, o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, cantou “Viramundo”.

Jandira destacou que, embora a contribuição do setor cultural para a construção do país seja imensa e decisiva em muitos aspectos, o setor tem sofrido perdas econômicas exorbitantes que podem ultrapassar R$ 69,2 bilhões apenas entre de 2020 a 2021. Ela lembrou ainda que a adoção de políticas de incentivo das atividades na área cultural em muito pode contribuir com a retomada econômica.

“Não é o Estado que produz cultura. Ele produz políticas culturais, formula suas políticas, mas a cultura está no povo, está nas pessoas, está na sua capacidade de se emocionar, de criar e de produzir aquilo que significa o que nós somos, porque nós somos a cultura, o povo é a cultura na sua capacidade diversa, plural de construir, de criar e de dizer aquilo que é o Brasil”, disse a parlamentar.

Ela sintetizou as principais reivindicações do setor: aprovar a Lei Aldir Blanc 2, acabar de regulamentar o Sistema Nacional de Cultura, aprovar a ‘loteria da cultura’ e aprovar a Lei Paulo Gustavo (PLP 73/21) do Senado.

No debate, artistas e gestores culturais pediram o apoio para a aprovação de políticas públicas de incentivo e para a reversão do que chamam de “vilanização” da cultura no atual governo federal.

Com informações do portal Vermelho e da deputada

Compartilhe no WhatsApp

Em Brasília, Augusto Castro apresenta projetos de saneamento básico

Previous article

Divulgação de queda no lucro faz ações do Magazine Luiza despencarem

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *