Por unanimidade, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, no dia 6/5, a criação da Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base de Canabidiol.
De autoria do deputado Euclides Fernandes, a matéria busca ampliar o acesso a tratamentos com a substância, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade que enfrentam doenças como fibromialgia, depressão, ansiedade, distúrbios do sono e dores crônicas.
Um acordo entre líderes da situação e da oposição fez a votação acelerar, dispensando sua análise em comissões parlamentares. A matéria aguarda sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que deve consultar a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) antes da decisão.
Derivado da planta cannabis, o canabidiol possui propriedades terapêuticas e não provoca efeitos psicoativos. Estudos indicam benefícios no tratamento de doenças como epilepsia, autismo, Alzheimer e esclerose múltipla. Ele é um composto medicinal, com potencial de melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes.
com informações do A Tarde
Compartilhe no WhatsApp
Comments