Além de ajudar as pessoas a encontrarem os melhores preços, o aplicativo Preço da Hora Bahia (PHB), revela o perfil de consumo da população baiana. Nos últimos 30 dias, combustíveis, cerveja, leite, leite condensado, óleo de soja, frango e azeite de oliva foram os produtos mais procurados pelos usuários.
Essa ferramenta permite, em tempo real, a pesquisa do valor de todas as mercadorias vendidas no mercado baiano. São mais de 500 mil itens, com base nas informações das notas fiscais emitidas pelo comércio nos 417 municípios baianos e armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).
No mês de outubro, foram mais de 1,2 milhão de consultas no aplicativo e no site precodahora.ba.gov.br. Segundo a Sefaz-Ba, a gasolina lidera a lista de mais buscados no último mês, somando ao todo 63.221 pesquisas nos últimos 30 dias. Ainda na categoria de combustíveis, o Etanol aparece com 31.107 pesquisas no período.
Em seguida, está a cerveja, que soma 20.087 buscas. Na sequência aparecem leite (15.505), diesel (14.430), óleo de soja (4.870), frango (4.777) e azeite de oliva (4.315). Por ordem de incidência, outros produtos com alta procura nos últimos 30 dias foram café, açúcar, creme de leite, GNV e feijão.
APP E SITE
O PHB já tem mais de 120 mil usuários mensais, se consolidando como um dos principais meios para pesquisar produtos no menor preço na Bahia. Ele pode ser baixado na Apple Store e no Google Play Store, sendo possível também fazer a pesquisa no site precodahora.ba.gov.br.
Responsável pela gestão do aplicativo, Jadson Bitencourt ressalva casos de preços muito abaixo da média. “É importante que antes de sair de casa o consumidor entre em contato com o estabelecimento responsável pela oferta para conferir se ela continua valendo. Em alguns casos, por exemplo, um preço muito baixo pode ser fruto de venda promocional destinada a públicos específicos”, explica.
com informações do Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments