Mais um país volta a contribuir com a preservação da Amazônia: a Noruega. Nesta terça (3), o Ministério do Clima e Meio Ambiente norueguês informou que o Brasil já pode aplicar R$ 3 bilhões doados para o Fundo Amazônia. Criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma, o fundo foi paralizado em 2019 pelo governo Bolsonaro.
Depois da eleição de Lula, em outubro, Alemanha e Noruega informaram que voltariam a fazer os repasses. No último domingo (1º), em seus primeiros atos, Lula assinou o decreto que estabelece a retomada do fundo.
“A Noruega e o Brasil têm interesses comuns no combate à crise climática, na redução do desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a reabertura do Fundo Amazônia pelo governo brasileiro e o descongelamento dos recursos no fundo fornecerão apoio importante para a implementação dos planos ambiciosos do governo”, afirmou o governo norueguês.
“Atualmente, há mais de 6 bilhões de coroas norueguesas (3 bilhões de BRL) no fundo que podem ser aplicados em projetos. O primeiro passo é fazer bom uso desses recursos”, acrescentou o ministério, afirmando estar “muito satisfeito” com o fato de o novo governo brasileiro já ter adotado as medidas necessárias para permitir que o Fundo Amazônia funcione novamente.
Entidades ambientalistas ouvidas pelo g1 avaliaram que a retomada do Fundo Amazônia contribui para combater o desmatamento e também buscar o desenvolvimento sustentável da região.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments