DestaquesEconomia

Após alerta da Petrobras, governo avalia racionamento de diesel

0

Com o alerta da Petrobras sobre o risco de o Brasil sofrer desabastecimento de diesel, o governo federal avalia sugestão da estatal para elaborar plano de racionamento emergencial do combustível. O diesel está com alta demanda no mercado internacional.

Segundo comunicado enviado ao governo pelo Conselho da empresa, o mercado global de óleo diesel poderá ficar ainda mais pressionado nos próximos meses. O portal Metrópoles informou que, nas próximas semanas, a área técnica do governo deve se debruçar sobre o assunto e buscar alternativa para o problema.

Entre as opções em discussão, está a de que sejam listados “serviços essenciais” em um eventual racionamento. Nessa hipótese, ambulâncias e transporte de grãos e alimentos teriam prioridade para receber o combustível. Fontes do governo dizem que o Ministério de Minas e Energia já trabalha com a expectativa de que o consumo do combustível neste ano supere a quantidade consumida em 2021.

RISCO ALTO

Representantes do setor ouvidos pelo Metrópoles, disseram que há risco de desabastecimento no Brasil caso não haja sinais de que o preço do mercado será mantido. A crise, inclusive, aconteceria durante o momento de maior exportação de grãos, entre junho e julho, o que poderia agravar a dimensão dos problemas.

Na última quinta (26), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “pior do que inflação é o desabastecimento”. “Nós trabalhamos para não haver desabastecimento […] A gente quer uma alternativa, sem interferência, de modo que não tenha desabastecimento, que não mexa no dólar, que respeite contratos”, afirmou.

GRIFO NOSSO – É inacreditável ver um país autossuficiente em petróleo importar diesel e derivados,  e depender do mercado internacional. Em uma situação de crise mundial, podemos ter problemas sérios de desabastecimento.

com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Prefeito de Ilhéus lamenta morte do pastor Robson Oliveira

Previous article

Brasil em crise e presidente BolsoCARO “curte a mil”; TEM RESUMO

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *