DestaquesGeral

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações ruins

0
Foto: O Globo / Reprodução

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta quinta (27), suspende todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint, produto que substitui a linha Total 12. Segundo o órgão, a medida é preventiva e temporária, visando proteger a saúde da população.

São 90 dias de suspensão, período em que ocorrem as investigações sobre as reações adversas notificadas sobre o produto. Não existe determinação de recolhimento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Na resolução, a Anvisa recomenda a suspensão da comercialização e do consumo até que seja comprovada a segurança. Uma das possibilidades é que a substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reações, que incluem: lesões bucais; sensações dolorosas; sensação de queimação/ardência; inflamação gengival; e edema labial.

“Estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional”, informa a Anvisa.

ORIENTAÇÕES

A Agência orienta o consumidor que tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina), a procurar no rótulo o número do processo (25351.159395/2024-82). Caso tenha somente a bisnaga, é verificar se na composição há “fluoreto estanoso”. Pessoas que sofreram eventos indesejados relacionados ao uso do produto devem comunicar imediatamente a Anvisa por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Amanda Santos destaca papel da plenária sobre saúde dos trabalhadores

Previous article

EMASA acelera para concluir expansão de rede de esgoto no Monte Cristo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *