DestaquesGeral

Anvisa interdita 12 milhões de doses da Coronavac; Butantan diz que são seguras

0

Por terem sido envasadas em um laboratório não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 12 milhões de doses da vacina Coronavac foram interditadas pelo órgão, neste sábado (4/9).

O problema foi constatado pelo Instituto Butantan, responsável pela distribuição do produto no Brasil, e comunicado à agência reguladora nesta sexta (3).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que pediu que os estados não façam a distribuição dessas doses (envasadas em planta não vistoriada pela Anvisa). Caso já tenham sido distribuídas, solicitou que avisem aos municípios para não aplicarem as vacinas.

POSIÇÃO DO BUTANTAN

Após a interdição, o Instituto Butantan declarou que a medida da Anvisa não deve causar “alarmismo”. Também em nota, o órgão afirma que seus técnicos identificaram e, “por compromisso com a transparência e por extrema precaução”, comunicaram à agência que os lotes, enviados ao governo federal, foram envasados em laboratório não autorizado pelo órgão brasileiro.

O Butantan frisou que o aviso foi feito após atestar a qualidade das doses recebidas. “Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, diz a nota. O instituto informou que encaminhou à Anvisa, há 15 dias, toda a documentação necessária para a certificação do processo de produção em que foram feitas essas doses.

“Por isso, tem convicção que ela (a certificação) será concedida em breve. Caso necessário, (o Butantan) pode complementar a solicitação com mais dados, inclusive da Sinovac, caso a agência julgue necessário”, completa.

Com informações do portal Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Militares que participarem de atos antidemocráticos serão punidos, diz SSP-BA

Previous article

Câmara de Itabuna deve autorizar mais três parcelas do Auxílio Emergencial

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *