DestaquesGeral

Anvisa aprova medicamento contra doença de Alzheimer

0
Tomaz Silva / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento indicado para tratamento da Doença de Alzheimer sintomática inicial: o Kisunla [donanemabe]. A enfermidade é uma condição neurodegenerativa progressiva e fatal, reconhecida pela deterioração da memória, função cognitiva e atividades motoras. É justamente sobre esses sintomas que atuará o remédio fabricado pela farmacêutica Eli Lilly.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, cerca de 1,2 milhão de pessoas eram portadoras da Doença de Alzheimer no Brasil. A cada ano, uma médica de 100 mil novos casos eram diagnosticados, até então. Uma cartilha do Ministério mostra que a doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.

“Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato”, diz a nota na cartilha.

O Kisunla [donanemabe] é um anticorpo monoclonal que se liga à proteína em questão, a beta-amiloide. O medicamento atua se ligando a esses aglomerados da proteína e reduzindo-os, prometendo retardar a progressão da doença.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Governo Lula vai convocar 4,3 mil aprovados no Concurso Nacional

Previous article

EMASA investe em novos equipamentos para modernizar serviços

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *